' BLOG DA MARILENE MEDEIROS: CÓDIGO DE BARRAS: Esclareça suas dúvidas. expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 13 de fevereiro de 2011

CÓDIGO DE BARRAS: Esclareça suas dúvidas.




"A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita, ou sobre a fronte, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis". (Apocalipse 13.16-18)
Em 6 de setembro de 1989, o jornal "Estado de Minas" publicava como novidade no seu caderno de informática a reportagem escrita pela jornalista Stela Pinto, com o título "Automação: este código é uma barra". Reportando à segunda interpretação do trocadilho, é só prestar a atenção na citação acima.
Vamos descrever em seguida como funciona o código de barras, para depois citar um possível desdobramento do "controle mundial".
Padrão EAN:
Esse é o padrão definido para a automação do comércio em geral. A sigla representa "European Article Number", cujo sistema é administrado pela International Article Numbering Association, como é conhecida no mundo. No Brasil o sistema é gerido pela ABAC, Associação Brasileira de Automação Comercial, entidade fundada em 1983. Hoje, praticamente, nenhum produto chega às lojas comerciais sem o código de barras estampado. Procure um produto que tenha embalagem e confira.
A leitura das barras é feita por um aparelho chamado PDV, que possuindo Scanner processa a leitura do código de barras (na falha de leitura das barras os números podem ser digitados). O consumidor tem então, de forma automática, a nota fiscal estampada com o nome do produto, a quantidade e o preço.
O código de barras é composto de 13 números:
• Da esquerda para a direita, os três primeiros indicam o país onde foi fabricado o produto. O Brasil tem o número 789.
Os quatro ou cinco seguintes indicam o fabricante do produto, dependendo do porte
Quando uma empresa recebe a codificação de quatro dígitos da ABAC, significa que ela testá autorizada a marcar 100 mil produtos com o código de barras. Quando a codificação é feita com cinco algarismos, a empresa está autorizada a marcar 10 mil produtos. Quer um exemplo? O número da Nestlé é 1000, logo ela pode marcar até 100 mil produtos...

Os outros quatro ou cinco números seguintes (em função do código do fabricante do produto) indicam o produto individualmente, com suas características próprias (volume, modelo, embalagem etc).
O último número é um dígito verificador que checa todos os outros, igual como ocorre no número de conta corrente bancária.

Agora, o que a reportagem não falou: o significado das três barras sem numeração, separando os 13 dígitos. Você já reparou? Por que não colocaram os números?
Simplesmente porque eles representam 666.

Bem, se essa é uma verdade fantástica colocada na Bíblia, que outras verdades estarão lá reveladas? E quem poderá obtê-las?
A automação comercial facilitou muito ao comércio e à indústria. Hoje, com o código de barras, baixa de estoque, contabilidade, pedidos de reposição, e até solicitação de transporte para mercadorias, tudo está automatizado. Não é à toa que falta empregos.
Mas a paranóia americana contra o terrorismo está suscitando implante de chips nos humanos para identificação segura nos aeroportos (tem gente que até já antecipou essa prática por causa de sequestros). Eles virão com uma conversa que tudo ficará facilitado. Inclusive você será um cartão de crédito ambulante, com todos os seus dados registrados no interior de seu corpo, de valores em conta corrente até propriedades...quem sabe, por intermédio de um microchip implantado na mão direita ou na testa...

Todo conhecimento é de fundamental importância. Pense nisso!
Retirado do Site:                                                                            
www.jornaldosamigos.com.br/codigo_de_barras.htm  
Por Luiz Roberto Bendia, editor do jornal dos Amigos. 

Um bjuuu a todos.

Nenhum comentário: